Todo equipamento eletrônico possui um tempo de vida útil. É comum que, com o passar dos anos, o funcionamento dele – ou o rendimento – caia. Uma impressora danificada, por exemplo, pode emperrar o papel durante a impressão, atrasando todo o fluxo de sua empresa.
Felizmente, alguns problemas são simples de serem arrumados. A seguir, confira as principais falhas apresentadas pelas impressoras e o que fazer ao se encontrar nessa situação:
Pode acontecer se houver algum objeto no caminho de passagem do papel, ou se houver alguma falha na hora de mover a folha que será usada. O papel emperrado resulta em folhas amassadas, com impressões defeituosas ou até o travamento do equipamento.
Para arrumar: desligue a sua impressora. Faça a abertura do local onde fica o papel. Se o modelo que você imprime possui uma bandeja de papel, esse é o lugar a ser acessado. Procure onde foi que a folha ficou travada e retire, com muito cuidado, o papel.
É fundamental que qualquer pedaço que tenha ficado dentro da impressora também seja retirado. Ao fazer isso, sempre mova o papel na direção natural de impressão. Depois, religue a impressora, evitando utilizar folhas que contenham dobras ou outras irregularidades.
Se o problema persistir, talvez seja hora de trocar o rolete que puxa o papel ou ainda realizar a manutenção preventiva de sua multifuncional. (link)
Até mesmo as impressoras mais modernas são limitadas a imprimirem um arquivo por vez. Por isso, todas elas produzirão uma fila de impressão, para que os trabalhos sejam organizados na ordem em que foram enviados ao equipamento.
Por vezes, um projeto muito grande, erros nos arquivos ou a falta de papel podem ocasionar o travamento dessa fila de impressão. A resolução desse problema é feita acessando o painel de controle, dentro do sistema de operação. Lá, você pode cancelar todos os arquivos da fila ou identificar qual está apresentando erro. Por vezes, é preciso reiniciar a impressora danificada.
Se a sua impressão está apresentando manchas na lateral do papel, é muito provável que o cilindro esteja queimado ou desgastado. Essa peça também é chamada de fotocondutor e a sua troca se faz necessária após cerca de 15 mil impressões.
Vale ressaltar que algumas razões podem influenciar o mau funcionamento do cilindro, como temperaturas muito altas, umidade, tipo de papel e tipo de toner utilizado.
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Caso as linhas da sua impressão apresentem falhas, provavelmente, a mola do seu equipamento está torta ou quebrada. Preste atenção se você consegue ouvir algum barulho similar a um estalo quando a impressora danificada está trabalhando, pois esse é um forte indicativo de defeito na mola.
A solução do problema pode ser feita de duas maneiras. Se a mola apenas estiver torta, você só precisa endireitá-la. Para tanto, coloque essa peça um pouco mais para cima, até que você não consiga mais visualizá-la. Mas, se ela quebrou, aí você precisa providenciar a sua substituição.
Lembre-se: quando não conseguir sanar os problemas – ou se persistir alguma dúvida – consulte um técnico de confiança ou assistência recomendada pela marca de sua multifuncional.