Abrir uma empresa é o sonho de muita gente e, muitas vezes, está relacionado à conquista da independência financeira, ausência de chefia e autonomia para definir a jornada de trabalho. No entanto, para manter as portas abertas é preciso enfrentar os riscos da atividade, ter jogo de cintura na hora de tomar decisões e seguir um planejamento estratégico.
Somente no primeiro quadrimestre de 2022, mais de 1,3 milhão de empresas foram abertas no Brasil, segundo o Boletim Mapa de Empresas do Governo Federal. Então, caso você pretenda somar esta marca na próxima divulgação, faça as seguinte perguntas antes de empreender:
Um dos maiores erros é pensar que o empreendedor vive sempre uma vida glamourosa, sem qualquer esforço. A verdade é que ele desenvolve uma solução para o problema do cliente e em troca, conquista maiores recursos financeiros para expandir.
Se os desafios que o empreendimento traz te assusta, o melhor antídoto para a insegurança é o planejamento. Descubra como vai construir uma marca forte no longo prazo, como lidar com admissão ou demissão de pessoal e até mesmo o que fazer com a chegada de uma nova concorrente.
Onde quer chegar com o seu negócio? Essa é uma famosa questão que se relaciona com a missão da sua empresa. O ideal é que você pense em chegar a um patamar muito superior, para não desanimar ao longo do caminho, mas sempre dentro do que é possível conquistar.
Essa é uma das perguntas antes de empreender que são primordiais para começar o negócio com o pé direito. Quando falamos em recursos para começar um negócio, não é necessariamente dinheiro ou materiais para trabalhar.
Um dos recursos não pode faltar é o conhecimento. Procure por workshops, cursos online, uma graduação na área de gestão ou troque ideias com quem já está a mais tempo no mercado.
O empregador não pode estar presente em todas as tarefas que exige uma empresa. Por isso, é essencial entender até que ponto é possível cuidar da empresa sozinho e quando é preciso buscar ajuda externa, seja com a procura de outro sócio ou de um empréstimo.
Para que o negócio ande conforme planejado, o empreendedor não deve temer o compartilhamento das suas experiências profissionais. Por isso, faça network com outros empreendedores da sua cidade e tenha uma rede de apoio.
Aqui entra a viabilidade do seu projeto, onde você deve entender se o seu negócio tem chance de sobreviver no futuro. Procure saber se o produto que você pretende vender é muito demandado no mercado.
Nesta etapa você pode se perguntar se quem compra o seu produto hoje, compraria daqui 5 anos, mesmo com tantas inovações.
O estudo de mercado é essencial para começar o seu negócio e não é tão difícil de ser feito, graças à tecnologia. Pesquise o que a sua concorrência está fazendo de diferente, encare como uma fonte de inspiração e depois ofereça algo ainda melhor, com a cara do seu negócio.
Uma das perguntas para se fazer antes de empreender está relacionada ao público que o seu negócio vai vender, já que é praticamente impossível vender para todo mundo. Por isso, é preciso descobrir qual é o seu potencial cliente e fazer uma segmentação de possíveis perfis.
Mesmo com pouco dinheiro para investir, você ainda consegue testar a sua ideia. Crie uma conta nas redes sociais, faça enquetes de pesquisa ou quem sabe um anúncio pago local para analisar a repercussão do seu projeto.
Agora que você já conhece as perguntas certas, descubra as respostas e abra o seu negócio com segurança!
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