Todo empreendedor sonha em ter liberdade para respirar novos ares, passar mais tempo com a família e ter maiores recursos financeiros. Essa ideia é compartilhada por uma série de gestores que, muitas vezes, estão perdidos em meio à agenda lotada, sem tempo para organizar os processos da equipe e desligar do trabalho para curtir a família.
Isso, claro, reflete na vida pessoal, no andamento da empresa e também na satisfação dos seus clientes.
Mas existem algumas alternativas para que você consiga colocar o seu trabalho em ordem e depois desfrutar dos benefícios de ser um gestor de sucesso. Confira abaixo 5 dicas de organização para empreendedores:
Para dar conta de tudo, é preciso ter jogo de cintura para encaixar seus compromissos semanais em pequenos blocos. Separe o que você tem para fazer durante todo o dia e estabeleça um horário específico para cada problema que você tenha que resolver. Lembre-se de colocar as prioridades em primeiro lugar.
O erro mais comum dos empreendedores é pegar a responsabilidade para si mesmo, em vez de delegar. O resultado disso é uma pessoa sobrecarregada que perde a oportunidade de pensar em novas ideias para alavancar o negócio.
Separe o que cada um dos setores deve fazer, depois, defina o que cada equipe deve entregar, assim como os prazos. É importante estabelecer a função de cada funcionário. Com você deve ficar apenas a tarefa de gerenciamento ou supervisão.
Agora que você já sabe o que vai fazer diariamente e quais atividades deve gerenciar, tenha um sistema de gestão. Essa é uma das dicas de organização mais importantes para você, empreendedor, ter mais produtividade.
Você pode utilizar as famosas planilhas eletrônicas online ou um software pago. O objetivo principal é se manter atualizado sobre o aspecto financeiro, o fechamento de salários, compras, vendas, despesas e muito mais.
Não é possível contar com a nossa memória sempre, não é? Se você vive rodeado de informações o tempo todo, deve adotar a prática da anotação como uma das dicas de organização fundamentais para o dia a dia.
É muito mais fácil lembrar daquilo que escrevemos do que daquilo que apenas pensamos. Ao colocar uma folha do seu bloco sobre a mesa, você possivelmente não vai esquecer de ligar para aquele cliente ou resolver aquela pendência depois do almoço.
Além de uma internet rápida e um bom sistema de telecomunicações, você também precisa se organizar em relação aos papeis e documentos de sua empresa. Ter uma impressora de qualidade é indispensável, mesmo com o mundo cada vez mais digital.
Uma das dicas de organização fundamentais para não ser pego de surpresa é estar sempre atento à vida útil do seu toner e fazer a troca correta para evitar falhas na sua impressora que tanto atrapalham seu planejamento diário.
Você pode contar com a Paulimac, uma empresa que está há 30 anos no mercado. Oferecemos suprimentos de impressão para vários tipos e marcas de impressoras, além da remanufatura de cartuchos usados.
Leia mais:
Empreendedorismo inteligente – como empreender com pouco dinheiro?
5 características de um empreendedor de sucesso?