Uma das preocupações de todo novo empreendedor é a falta de recursos para abrir as portas e também para sustentar o negócio enquanto ele está engatinhando. A vantagem é que hoje, existem possibilidades para conseguir dinheiro para abrir o seu próprio negócio através de agências de fomento, sociedades, investidores ou financiamento coletivo.
No entanto, caso o empreendedor já detenha algum capital para iniciar que não comprometa sua reserva financeira pessoal, há 5 setores para empreender com pouco investimento que estão com uma demanda crescente neste ano. Veja quais são eles:
Durante o período de isolamento houve o aumento na procura deste tipo de serviço, devido à importância que os moradores viram ao manter uma casa confortável para viver com sua família.
Por esse motivo, são solicitados os serviços de minirreformas, eletricidade, pintura, montagem de móveis, encanamento e decoração. Nesse caso, o investimento de R$ 6 mil em ferramentas e cursos profissionalizantes é o suficiente para começar.
No Brasil, as pessoas têm o hábito de cuidar da estética e da autoestima. Assim, procuram e consomem diversos conteúdos, produtos e serviços da categoria, sempre em busca de uma experiência melhor.
Aqui, o empreendedor tem a flexibilidade de escolher entre trabalhar à domicílio ou em estabelecimento próprio, como manicure, cabeleireiro, maquiador, esteticista, revendedor de cosméticos ou serviços de bronzeamento.
O investimento básico é de até R$ 15 mil e inclui os maquinários, cosméticos e custos com a obra, caso escolha ter um espaço físico.
Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), a expectativa é que o mercado pet cresça 14% até o final de 2022. Isso se deve ao aumento de tutores de animais de estimação, que buscam por serviços de alimentação, cuidados estéticos e higienização pet.
O melhor é que este é um dos setores para empreender com pouco investimento que mais oferece variedades na área de atuação. Dentre elas temos passeador, adestrador, tosador, cuidador de pet e muito mais.
O investimento inicial pode ser zero, já que o passeador de cães consegue atender na residência do cliente. No entanto, vale a pena investir em cursos profissionalizantes antes de começar e ter um veículo adaptado.
A presença digital é uma das formas que empresas têm buscado para ficar mais próxima do seu público. Afinal, ela agrega o posicionamento da marca, reforça a divulgação de produtos e deixa o negócio mais competitivo.
Aqui, é demandado serviços de assessores de mídia digital, assistentes virtuais, editores de vídeo, redatores web, entre outras atuações. O investimento é basicamente uma boa qualificação na área, para conseguir atuar como prestador de serviços para empresas e profissionais liberais.
Um dos setores para empreender com pouco investimento que sempre está em alta, é o do alimentos e bebidas. Afinal, além do alimento ser uma necessidade fisiológica, o consumidor está sempre buscando novidades que agradam o paladar.
Dessa forma, surge a oportunidade de trabalhar com marmitarias, confeitarias, bartender, sushiman, churrasqueiro, delivery de bebidas e muito mais.
O investimento costuma ser mais acessível, onde os custos maiores se concentram na compra de insumos e delivery. Em contrapartida, quando a demanda é crescente, a atividade vai exigir um aporte maior de recursos.
Leia mais:
5 características de uma empreendedor de sucesso
Vai abrir uma empresa? Confira os tipos existentes