A pandemia do novo coronavírus pegou o mundo de surpresa. Negócios das mais variadas áreas tiveram de fechar as suas portas indefinidamente para cumprir a necessidade do isolamento social, forçando o país (e o mundo) a uma recessão econômica. Será preciso muita paciência para superar a crise do coronavírus para empreendedores.
De acordo com uma recente pesquisa realizada pelo Sebrae, em São Paulo, 81% dos donos de pequenos comércios estão aflitos com a crise do coronavírus para empreendedores. Em um momento delicado, em que é preciso pensar no bem-estar da população e na economia, algumas estratégias de mercado são essenciais para manter os negócios ativos, além de muita criatividade.
As ferramenta que eram utilizadas como suporte nos negócios e relacionamento com os clientes ganharam espaço absoluto com a quarentena – e se tornaram também plataforma de negociação.
Como os consumidores estão em casa e conectados, nada melhor do que aproveitar a oportunidade para criar conteúdos atrativos e promoções, apresentando novas opções de compra e de recebimento de produtos.
Em alguns casos, o autônomo simplesmente fica impedido de realizar suas atividades, como manicures, massagistas, fisioterapeutas e dentistas. Neste caso, é importante que o empreendedor busque outras formas de manter o relacionamento com seu público.
Vídeos com dicas educativas poderão ser de grande valia para aproximar o cliente que, após o período de isolamento, estará envolvido com o profissional a ponto de manter o interesse em futuras negociações.
O serviço de delivery está entre os de maior crescimento neste período de pandemia. Caso seu negócio ou produto permita esse modelo de atendimento, aproveite.
Muitas vezes, são nos momentos de crise que avistamos boas oportunidades de negócios. Sair da zona de conforto poderá trazer benefícios antes não imagináveis. Deixe bem claro, entretanto, a preocupação da sua empresa com a higiene pessoal e dos ambientes, evitando qualquer tipo de contágio.
É preciso estar ciente de que a crise do coronavírus para empreendedores trará desafios financeiros que exigirão estratégias de economia e reorganização. Se estava nos planos uma ampliação de estoque ou de espaço físico ou se havia o interesse de investir em outros segmentos, o momento pede o congelamento desses ideais.
Poupar, economizar e renegociar dívidas é a maneira mais eficiente de passar por essa fase. Esta é a hora de entrar em contato com as instituições financeiras e com os fornecedores para buscar alternativas de renegociação de dívidas.
Embora os desafios sejam muitos, o momento exige de nós a união. É hora de estarmos perto, ainda que afastados, buscando conhecimento com outros empreendedores. É tempo de conquistar a confiança e a empatia de novos e antigos cliente, e encontrar forças para enfrentar a crise do coronavírus para empreendedores com a certeza de que tudo passará, sobrevivendo financeiramente ao novo coronavírus para reerguer os negócios quando tudo passar.
A Paulimac quer ser a sua parceira também neste momento. Conte com a gente!