Empresas de diversos setores na cidade de São Paulo precisaram adaptar suas rotinas para evitar os avanços do novo coronavírus. As mudanças repentinas exigiram decisões rápidas para a proteção de funcionários e clientes.
Uma estimativa do Ministério da Saúde apontou que 80% das pessoas infectadas pelo novo coronavírus tenham apenas sintomas leves ou sejam assintomáticas. Isso reforça a necessidade de afastar os colaboradores de maneira cada vez mais urgente, pois o vírus é facilmente transmitido por quem sequer sabe que está com ele incubado.
A corrida consciente das empresas colabora com a redução de novos casos. E a Paulimac está entre as empresas que priorizaram a saúde de seus funcionários, colocando seus departamentos em home office.
Uma das primeiras orientações foi o afastamento dos funcionários que estavam no grupo de risco e de outros que tiveram contato com pessoas infectadas, conforme orientações do Ministério da Saúde. Em seguida, outros departamentos foram colocados em home office.
O maior desafio foi passar um treinamento rápido aos vendedores. Abordamos posturas profissionais de atendimento ao cliente por telefone. Algumas dicas essenciais como, não comer durante o atendimento telefônico, manter a cordialidade, a discrição, o comprometimento e a confidencialidade, auxiliaram no preparo dos colaboradores, que receberam um grande volume de ligações desde o primeiro dia do teletrabalho, em função da suspensão dos atendimentos presenciais.
Já a parte administrativa da Paulimac realizou rodízio entre os funcionários, minimizando a aglomeração de pessoas.
Os cuidados com a limpeza geral da empresa foram redobrados, priorizando cada detalhe do ambiente, como maçanetas, interruptores, corrimão, torneiras, balcões, entre outros.
A Paulimac possui uma fábrica em Manaus. Lá, os processos de higienização e monitoramento tornaram-se ainda mais rigorosos. As mercadorias que chegam e as que são enviadas aos clientes ou para a empresa em São Paulo passam por um processo de higienização com álcool em gel 70%, de acordo com as recomendações atuais do Ministério da Saúde.
O Brasil tem vivido momentos de incertezas, em que a única convicção que se tem é que a prevenção do novo coronavírus será mais eficiente com a colaboração de todos. A preocupação com a economia e com o desenvolvimento do país também é real e importante, porém, o cuidado com as pessoas está em primeiro lugar. Este é o compromisso da Paulimac diante da urgência mundial.