Toner e cartucho são suprimentos essenciais para o funcionamento de impressoras e, apesar de ter a mesma funcionalidade, cada um tem sua particularidade ou diferença. Ambos os materiais possuem custos diferentes, mas buscam levar qualidade na transferência de cor para o papel.
O cartucho é um material utilizado nos modelos de impressoras a jato de tinta, possui um menor custo e menor durabilidade em comparação aos toners. O toner é utilizado nas mais novas impressoras a laser, por meio da pigmentação a pó, um produto que depende de maior investimento para uma maior durabilidade.
Abaixo você encontra 6 dicas importantes para manter a qualidade do seu toner e cartucho:
Apesar das diferenças, toner e cartucho precisam de um cuidado similar com o armazenamento. O ideal é que você faça a compra já com a intenção de uso, coloque em armários arejados e sem exposição à luz. Feito isso, você garante maior proteção contra quedas, atritos e ressecamento de tinta ou do pó.
Antes mesmo de fazer qualquer manutenção no seu toner e cartucho, desligue a impressora e evite danos. Em especial nos cartuchos, é preciso fazer uma reparação rápida para que o material não fique muito tempo em contato com o ar.
Alguns modelos de impressoras já vem com essa função, que tem o objetivo de reparar problemas da impressão como borrões ou manchas que são causados pelo excesso de sujeira, mantendo a qualidade do seu toner e dispensando a limpeza manual.
O que fazer quando o papel da sua impressora atola? Esse problema pode acontecer e para fazer qualquer procedimento no seu toner ou cartucho você deve estar preparado. Apesar de parecer simples, retirar folhas à força podem ocasionar problemas futuros, então, o ideal é desligar sua impressora e esperar o papel sair sozinho (automaticamente). Caso isso não aconteça, com o equipamento desligado, você consegue retirar o papel sem danificar nenhuma peça.
Se o toner e cartucho estão vazios, eles podem forçar a sua máquina a trabalhar sobrecarregada e isso influencia no seu desgaste precoce. Faça a troca sempre que for necessária.
Esse tipo de material tem uma decomposição demorada, devido à sua formação por componentes metálicos. Quando descartado de forma incorreta podem atingir o lençol freático e causar sérios problemas no futuro.
Dessa forma, é preciso assegurar o destino correto do toner e cartucho, colocando em lixeiras eletrônicas, onde são separados e enviados novamente para o fabricante.
A Paulimac torna sua empresa mais sustentável: ajudamos você com a reciclagem de seu torner e cartucho, contribuindo com redução dos impactos ambientais! Bacana, né?
Leia também
Como funciona a reciclagem de cartuchos e toners?
Como comprar toner online da melhor qualidade?