Segundo especialistas em meio ambiente, o plástico —principal composto da carcaça de um cartucho de impressora— pode levar mais de 400 anos para se decompor totalmente na natureza. Por isso, é tão importante pensar em formas de se fazer a reciclagem de cartuchos usados dentro das empresas, contribuindo cada vez mais com a sustentabilidade.
1) Entrega: os cartuchos e tornes devem ser entregues a posts de coleta especializados. Neles, os plásticos são limpos e separados do toner ou da tinta. Nessa etapa ocorre a desmontagem do cartucho;
2) É hora de separar os materiais por matéria-prima, da maneira que já conhecemos em outros processos de reciclagem: a parte plástica é separada da parte de metal e de outros materiais;
3) Trituração dos materiais. Eles passam por maquinários, onde são triturados até se reduziram a micro-partículas;
4) Em seguida, são enviados para reaproveitamento – destinados a indústrias para que sejam reutilizados, como ocorre em outras reciclagens. O plástico, por exemplo, pode virar diversos outros materiais, como garrafas, móveis e até peças para vestuários. Viu como faz bem fazer a reciclagem de cartuchos? O meio ambiente agradece!
Quanto custa comprar toner para sua multifuncional?
A Paulimac tem mais de 30 anos de atuação no mercado de insumos para impressão, comercializando suprimentos para impressoras multifuncionais, como toners, cartuchos, cilindros e diversos tipos de peças de reposição. Com três décadas de tradição, a empresa conta com uma equipe altamente especializada e treinada para orientar os clientes da melhor forma possível na compra, reposição, manutenção e reciclagem de itens para multifuncional.
Além disso, a Paulimac se orgulha de ser uma empresa sustentável, preocupada com as questões ambientais e com a redução dos impactos industriais no meio ambiente. Também somos preocupados com questões sociais. Veja o que fizemos de mudanças nessa época de pandemia. Venha conhecer a Paulimac e se surpreenda!
Leia também