Você, gestor, já deve saber que esta história de reter talentos não é válida apenas para grandes empresas, não é? Os bons talentos estão por toda a parte e, muitas vezes, são reconhecidos como pessoas que apresentam um bom desempenho, cumprem metas, se adaptam às mudanças e têm uma certa vontade de crescer junto ao negócio. São profissionais com o capital intelectual, valores e ambições que a sua empresa precisa para garantir o desempenho da atividade, ganhando vantagem competitiva dentro do seu nicho, através de ideias inovadoras.
Mas nem sempre isso é possível – muitas vezes, eles acabam pedindo demissão por não encontrarem no seu negócio um ambiente fértil para alcançarem a realização pessoal ou profissional. Por isso, além de uma boa remuneração, é preciso criar políticas estratégicas que tornem a sua empresa um lugar interessante para ficar.
Quando uma empresa decide reter talentos, ela está dando um passo importante para tornar-se aliada a um colaborador atento ao mercado e com qualificação adequada. Essas características o ajudam a enfrentar os novos desafios que o mercado traz. É uma forma de suprir a dificuldade de avistar oportunidades e construir um caminho para melhorar o produto ou serviço que está sendo vendido.
Abaixo, separamos algumas estratégias utilizadas por grandes empresas quando o assunto é a retenção de talentos:
Uma das alternativas para reter talentos é apostar na boa relação entre funcionários e a liderança, sem criar diferenças entre eles. Dê voz a suas perguntas e questionamentos, atue também na resolução de conflitos sem rigidez. Um outro detalhe é o feedback. Nada mais é do que a devolutiva que um líder oferece ao funcionário sobre o seu desempenho ao longo do tempo, mostrando que a empresa se preocupa e preza pelo seu desenvolvimento.
Uma forma muito utilizada para reter talentos é o oferecimento de um programa de vantagens, composto por benefícios, como a folga no dia do aniversário, convênio médico, cobertura na educação do colaborador, academia paga, vale-refeição, dentre outras opções que ficam à critério da empresa, de acordo com o orçamento e a estratégia.
Uma das melhores formas de reter talentos é fazer com que as equipes sejam lideradas por pessoas capazes de inspirar, agir com empatia diante de diversas situações, transmitir segurança aos funcionários, incentivar a comunicação entre eles e atuar na resolução de conflitos internos. Fique sempre em busca de criar um ambiente agradável para que o desenvolvimento das rotinas de trabalho sejam mais leves e produtivas.
Por meio do plano de carreira, o seu funcionário tem noção de até onde a empresa pode contribuir para o seu crescimento profissional, tanto no aspecto financeiro quanto em relação à sua satisfação pessoal.
Por isso, crie novas oportunidades para seu colaborador se sentir em movimento dentro da sua empresa, em direção a um cargo mais vantajoso para ele. Quando essa cultura de crescimento chegar a todos os funcionários, sua gestão passa a reter talentos engajados, que influenciam na menor rotatividade, resultando no sucesso do seu negócio.
Leia mais:
5 características de um empreendedor de sucesso!
Dicas para PMEs nas redes sociais – como se destacar no universo online?