Trabalhar em casa pode ser o sonho de alguns e o pesadelo de outros, principalmente, para quem não está habituado a ficar sozinho. Achar que a rotina será exatamente a mesma pode ser uma armadilha. Por isso, dicas de home office neste momento de pandemia são super bem vindas!
A fim de reduzir o contágio do novo coronavírus, a campanha Fica em Casa foi aderida por muitas pessoas e empresas, o que exigiu um esforço pessoal e coletivo para que o trabalho continuasse online a partir de cada colaborador.
Reuniões por áudio e vídeo, trocas de e-mails e mensagens no WhatsApp, ferramentas de monitoramento e rendimento das atividades. Muita coisa precisou ser adaptada para a nova necessidade do Brasil e do mundo.
Você está trabalhando a distância? Separamos algumas dicas de home office que vão te ajudar nessa tarefa, garantindo sua produtividade:
Como praticamente tudo na vida, a organização é o primeiro passo para que o home office seja mais produtivo. Nada de trabalhar no sofá. É preciso ter um espaço pensado para que a atividade profissional seja realizada com conforto.
A iluminação deve ser adequada, bem como o assento e a mesa. O computador ou notebook precisam estar bem posicionados para evitar dores ao longo do dia.
Este é um vilão que existe nas empresas durante o expediente e que pode ser pior durante o home office. Se considerarmos que muitas pessoas utilizam algumas redes sociais para o trabalho, o desafio de manter o foco é ainda maior.
Por isso, entre as dicas de home office, essa é essencial: tenha disciplina – evite distrações e mantenha-se o mínimo possível nas redes sociais durante o horário de trabalho.
É essencial criar um cronograma para iniciar, pausar e finalizar as atividades. Isso serve tanto para aumentar sua produtividade quanto para evitar excesso de trabalhos durante o home office.
Muitas vezes, há uma procrastinação nos primeiros períodos do dia, o que exige uma retomada na parte da tarde. Esse desequilíbrio poderá prejudicar seu rendimento.
Pesquisas indicam que ambientes sonoros, com música, pessoas falando ou ruídos leves ajudam o cérebro na concentração de tarefas específicas. Se você estiver muito sozinho durante o home office ou em um ambiente muito silencioso, busque uma fonte sonora para ficar mais focado. Vale lembrar que os ruídos precisam ser suaves, do contrário, terão o efeito reverso.
Dentre as dicas de home office, essa é a que trará maior qualidade de vida a você. Para manter a disposição ao longo do dia, é preciso evitar longos períodos na mesma posição. Com uma boa organização da rotina, pequenas pausas para café, água ou alongamentos serão benéficas durante o dia de trabalho.
Mas, atenção: as pequenas pausas não podem ser feitas na cama ou no sofá, ou poderão atrapalhar em vez de ajudar.