Ter o próprio negócio, mesmo quando a grana está curta é possível. Definir prioridades e planejar-se com antecedência para cada ação faz toda a diferença quando o assunto é empreendedorismo.
Para reduzir gastos, você também vai precisar estudar muito para conseguir colocar a mão na massa enquanto não puder contratar mão de obra especializada. Será importante também fechar parcerias com outras empresas e empreendedores, a fim de ampliar sua rede de contatos.
A Paulimac é parceira de pequenas empresas quando o assunto é fornecimento de suprimentos e peças para multifuncionais – oferecemos condições especiais que não pesam no seu bolso. E, para te ajudar nessa tarefa, preparamos um e-book com dicas de administração e marketing para empreendedores. Baixe aqui gratuitamente. E a seguir, confira nossas dicas sobre como empreender com pouco dinheiro:
Não adianta querer atender a todos os nichos. Quanto mais você segmentar seu público-alvo, melhor vai conseguir fazer seu produto ou serviço serem aceitos – e mais diferenciado será o seu trabalho.
A falta de planejamento pode fazer seus planos não darem certo, principalmente no quesito financeiro. Elabore, então, um planejamento financeiro para empreender com pouco dinheiro. Lembre-se que, além do valor inicial, você precisará de um valor para fazer a empresa girar, chamado de fluxo de caixa. Nele, você deve incluir os gastos mensais necessárias para fazer a empresa sobreviver, como funcionários, contas e até suprimentos para impressão, itens de papelaria e outros materiais.
É primordial que você dedique o seu tempo para pesquisar e comparar valores de diversos parceiros e fornecedores, de modo a escolher os que melhor te atendam. Lembre-se que o preço não é o único fator importante: mensure a qualidade e, principalmente, o atendimento.
Conheça nossos cuidados com você, cliente!
Empreender com pouco dinheiro pode ser um desafio no Brasil devido à carga tributária. Por isso, é fundamental você conhecer os tipos de empresas disponíveis para abertura no Brasil.
A dica para pequenos empreendedores é se cadastrar na categoria MEI (Microempreendedor Individual), que enquadra várias áreas de atuação. O imposto fica em torno de R$ 55 mensal (fixo) e você consegue emitir nota fiscal e ficar legal como qualquer outra empresa, desde que fature até R$ 81 mil por ano.