É melhor prevenir do que remediar. A sabedoria popular também se aplica à manutenção e troca de peças para multifuncionais e outros tipos de impressoras. Em muitos casos, a manutenção preventiva é uma forma de reduzir gastos e minimizar transtornos.
Afinal, é natural que com o tempo as peças acumulem algum desgaste e, eventualmente, precisem ser trocadas.
A falta de manutenção é a principal causa para os defeitos apresentados pelas impressoras e multifuncionais. Além de gerar despesas pesadas com consertos que poderiam ser evitados, a ausência de procedimentos rotineiros, como limpeza, lubrificação e regulagem, também pode provocar atrasos e até cancelamentos de demandas, o que vem a ser um problema gravíssimo, principalmente, para quem trabalha com impressões em escala profissional.
Assim como a maioria dos produtos, as peças para multifuncionais têm um ciclo de vida limitado. A manutenção preventiva é uma forma de garantir um bom desempenho durante esse ciclo, proporcionando um funcionamento sem falhas ou defeitos. A troca do equipamento, entretanto, será necessária quando a peça chegar ao fim de sua vida útil. Veja dois exemplos de peças que precisam ser trocadas regularmente:
Toner: é a tinta em pó utilizada em multifuncionais e impressoras a laser. O toner é carregado com as quatro cores conhecidas como CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto). Durante a impressão, as partículas de tinta são transferidas e se fundem ao papel através do aquecimento do rolo fusor.
Os toners precisam ser manuseados com cuidado e removidos apenas quando for o momento da troca. Cada tipo de toner tem uma durabilidade estimada, mas sua vida útil varia de acordo com o fabricante, o volume e o tipo de impressão.
Cilindro: é uma peça de impressoras a laser fundamental para a qualidade da impressão. O cilindro é fotorreceptor, ou seja, sensível à luz. Quando recebe o comando de impressão, a impressora carrega a imagem em sua memória para processar as partes brancas e as coloridas. Em seguida, o laser faz uma troca de energia, retirando a carga eletrostática de determinadas partes do cilindro. Quando o toner começa a liberar as partículas de tinta, elas se fixam apenas nas áreas em que houve essa troca de energia, para só então serem impressas no papel.
A limpeza regular do cilindro pode aumentar sua durabilidade, mas quando a impressão começa a apresentar pequenas falhas, é hora de trocar a peça.
Se mesmo com a manutenção preventiva das impressoras você precisar fazer alguma troca de peças, a principal preocupação deve ser com a procedência do produto. Isso quer dizer que precisam ser levados em consideração não apenas o preço, mas a qualidade, a reputação do fabricante e, claro, a procedência do produto. Para garantir aquisições com o melhor custo-benefício, conheça nossos produtos da Paulimac. Somos especializados em suprimentos para impressoras e multifuncionais com mais de 30 anos de atuação no mercado.