Fim de ano: ainda dá tempo de fidelizar o cliente?

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Conheça as melhores estratégias para fidelizar o cliente nesse fim de ano

As festas de fim de ano são ótimas oportunidades para criar estratégias de vendas que possam diferenciar a sua empresa das concorrentes e fidelizar o cliente. As comemorações da época movimentam bastante o mercado e existem algumas ações que podem ajudar os empresários a venderem mais e garantirem clientes fiéis para os próximos anos. Ainda dá tempo!

  1. Esteja preparado para vender mais

A primeira dica para essa época do ano é se preparar para vender mais. Se as suas vendas costumam aumentar nos períodos de Black Friday, Natal e Ano Novo, então, é importante investir em um atendimento mais rápido e ágil, além de garantir mais produtos em estoque, principalmente no caso de e-commerces, para não deixar nenhum cliente na mão.

  1. Crie condições especiais

Outra dica importante é criar condições especiais para os seus clientes. Essa é uma forma de valorizar o consumidor e fazê-lo se sentir especial, sendo uma das iniciativas que mais ajudam a fidelizar o cliente. Por exemplo, as festas de fim de ano são um ótimo período para oferecer condições especiais de pagamento, descontos e promoções – além de mimos ou brindes que podem ser enviados junto com as compras.

  1. Invista em estratégias pós-venda

Manter um bom atendimento depois da venda é uma das formas mais eficazes de fidelizar o seu cliente. Faça contato com o consumidor para saber se ele está satisfeito com o produto ou serviço e, se houver algum tipo de reclamação, esteja pronto para solucionar de forma rápida. Essa proximidade é uma excelente estratégia para manter um contato mais próximo e criar elos com o consumidor. Dessa forma, o cliente fica satisfeito e volta a comprar em sua loja, indicando os serviços para amigos e parentes. 

  1. Garanta a melhor experiência para o cliente

Em todo o processo de venda é preciso criar um ambiente prático e facilitado para o consumidor fechar negócio, seja de forma presencial ou virtual. 

No caso de um site, por exemplo, é importante garantir facilidade e rapidez na navegação, com um serviço de atendimento efetivo e um design intuitivo para facilitar as compras. Já nos casos de lojas físicas, é sempre importante garantir um ambiente agradável e acolhedor, com atendentes que façam o consumidor se sentir em casa, além de manter a agilidade no atendimento mesmo em dias corridos. É essencial estar pronto para uma demanda maior nessa época. Afinal, a experiência final do cliente vai garantir a fidelização.

  1. Produza conteúdo específico na internet

Também é importante investir em conteúdos digitais específicos que ajudem o cliente antes e depois da compra. Blogs e marketing de conteúdo nas redes sociais podem ser muito úteis para explicar ao consumidor como funciona determinado produto ou ensinar a fazer a manutenção, por exemplo. Com essa facilidade aliada a um bom atendimento, o cliente certamente será fiel à marca pelos próximos anos.

  1. Antecipe-se e exceda as expectativas do cliente

Uma das coisas mais valorizadas pelos consumidores são as empresas que oferecem diferenciais que estão além do esperado. Dessa forma, esteja sempre à frente e entenda o perfil do seu público para oferecer serviços e vantagens diferenciais em relação à concorrência, agradando e fidelizando o cliente da sua marca.

 

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