Quando as medidas de restrição para a contenção do coronavírus foram anunciadas, além da saúde pública, a economia também entrou em crise. Muitos empreendedores, principalmente os gestores de micro e pequenas empresas, estão enfrentando dificuldades financeiras e passando por incertezas em relação ao futuro de seus negócios.
Porém, nem tudo está perdido e, apesar das circunstâncias não serem as ideais, existem alternativas que podem garantir não apenas a sobrevivência do seu empreendimento, como a redução de custos mesmo após o final da pandemia.
Confira algumas ideias inovadoras para reduzir custos em empresas:
O governo federal, assim como os estaduais e municipais, tem anunciado uma série de medidas que podem auxiliar os empreendedores. O chamado pacote anticoronavírus traz possibilidades como a prorrogação no pagamento do FGTS e a flexibilização temporária das relações de trabalho, como redução de jornada. Fique ligado no noticiário e procure estar por dentro de medidas que podem aliviar as suas contas nesse período!
Infelizmente, esse momento de crise afetou quase todos os setores. Por outro lado, o cenário delicado abre portas para a negociação. Se a sua empresa está passando por dificuldade, uma das principais medidas para reduzir custos em empresas é negociar com fornecedores. Peça descontos, prazos maiores, pacotes mais vantajosos e o que for necessário de acordo com a sua realidade e com a sua capacidade de pagamento.
Se você acabou entrando em dívidas, lembre-se de negociar com seus credores também. Nesse caso, além se ser mais honesto dar uma satisfação a quem você deve, pode ser também mais vantajoso. Faça uma proposta de pagamento que você realmente pode cumprir.
Confira como sobreviver à crise do coronavírus
Reduzir custos em empresas é sempre uma tarefa delicada, mas a crise pode ser o momento de ideias mais criativas. Se o seu segmento de trabalho permite, invista na venda online. Com tantas pessoas isoladas em casa, o acesso a redes sociais, por exemplo, está bombando, e essa pode ser uma boa oportunidade de investir na prospecção de novos clientes.
O delivery também está em alta nesse período. Se você ainda não trabalhava com entregas, essa é a hora de começar. Se já trabalhava, lembre-se de tomar todos os cuidados de higiene para proteger seus clientes e funcionários.
Com a Paulimac, você consegue comprar suprimentos a distância. Confira catálogo.
Embora muitos setores já fossem adeptos do home office, o período de quarentena trouxe ainda mais atenção à essa modalidade de trabalho. E, dentre as formas de reduzir custos em empresas, muitos já consideram o home office mesmo quando a pandemia acabar.
Aluguel, energia elétrica, equipamentos e materiais de escritório, por exemplo, estão inclusos nas despesas fixas das empresas, mas por meio do trabalho remoto, são contas que também podem ser reduzidas sem deixar de alcançar os mesmos resultados em vendas e produtividade.