Cada vez mais, a inteligência artificial conquista seu espaço dentro das organizações de diferentes portes. Hoje, ela é considerada um investimento que pode transformar o desempenho de diversos setores do negócio. Enquanto os robôs avançam, empresas buscam reduzir os custos das operações e aumentar sua capacidade de produzir bens e serviços, dessa vez, com aperfeiçoamento e agilidade.
Apesar da tecnologia inteligente não ser a garantia do sucesso da empresa, é uma excelente ferramenta para ajudar o pequeno empreendedor a manter o funcionamento do negócio e melhorar a experiência do cliente.
Quer saber o que é inteligência artificial para negócios e como isso pode te ajudar na performance de sua empresa (sem custar caro!)? Confira:
Seu cliente também pode ter uma experiência melhor com a implementação de um atendimento imediato, durante 24 horas e a semana toda, seja no Whatsapp ou em chatbots do site.
Automatizar o atendimento de maneira inteligente é uma forma de reduzir reclamações de clientes e resolver problemas mais rápido – e isso impacta na fidelização deles.
Dentre os canais utilizados para a divulgação e a venda de produtos físicos ou virtuais, temos o marketing de conteúdo, redes sociais, marketing de busca, e-mail marketing e otimização da conversão.
Com a tecnologia Machine Learning, seu sistema pode aprender sem precisar de programação, ajudando seu marketing a qualificar seus leads, a criar anúncios personalizados de forma inteligente e até mesmo desenvolver uma estratégia de conteúdo que gerem mais valor, com base nos dados obtidos pelos mecanismos de busca.
Vale lembrar que a inteligência artificial para negócios, a princípio, pode aumentar seus custos, mas tende a gerar retorno em pouco tempo, o que compensa o investimento. Ela favorece as tarefas de marketing e vendas, que é justamente onde os recursos financeiros são gerados.
Com IA é possível analisar diversas informações em um piscar de olhos, através de sistemas inteligentes que vão cruzar informações e reforçar o sistema de segurança.
Também é possível utilizar a inteligência artificial para negócios como ferramenta de proteção contra fraudes financeiras, principalmente em empreendimentos com grande volume de movimentações.
Segundo o relatório da Accenture, a produtividade no trabalho deve aumentar 38% até 2035, devido à capacidade que os robôs e computadores estão evoluindo para conseguir realizar tarefas que antes dependiam de pessoas. Através do potencial para tomar decisões estratégicas, alcançar informações de difícil acesso e aumentar a agilidade da resposta, a inteligência artificial para negócios vem para revolucionar o andamento dos processos de empresas de qualquer porte, atuando na logística, vendas e até mesmo nos recursos humanos.
Com ela, é possível delegar tarefas menores e repetitivas para os robôs e apostar no valor criativo da sua equipe que vai ter mais tempo para buscar inovações dentro do negócio.
Veja mais: