O gerenciamento da aquisição de itens para uma empresa é um processo delicado. Existem algumas estratégias que possibilitam uma gestão de compras eficiente e que podem te ajudar a negociar produtos com maior custo-benefício, gerando uma economia significativa.
A missão do profissional de compras é adquirir itens de qualidade por um valor justo, negociando com o fornecedor de forma assertiva. Para isso, ele deve levar em conta quais são as metas da empresa, suas necessidades e que resultados ela espera.
Veja a seguir 6 dicas de como realizar uma gestão de compras eficiente:
Deixar as compras para a última hora é um grande inimigo de um bom gestor. Fazer compras programadas e em maior quantidade pode resultar em preços mais baixos, proporcionando economia para a empresa.
Ao manter uma reserva dos suprimentos mais utilizados, o profissional de compras evita que algum recurso fique em falta e gere prejuízos à firma.
Também é muito importante acompanhar o estoque de forma periódica, para prevenir divergências entre a quantidade de itens que aparece no sistema e o número real no estoque.
Veja ideias inovadoras para reduzir custos em empresas
Estar atento às necessidades de cada colaborador é muito importante para garantir compras mais eficientes. Para isso, o segredo é a comunicação: esteja disposto a ouvir as solicitações, sugestões e exigências que chegam até você.
Em algumas empresas, os processos de compras precisam ser aprovados por um funcionário superior que faz a liberação dos pedidos. Nesses casos, pode haver uma longa burocracia, que deve ser otimizada através de metodologias ágeis e do bom planejamento do profissional de gestão de compras, que deve se organizar para ir atrás das aprovações.
Aqui também vale a dica anterior: a comunicação entre os profissionais é essencial para definir prioridades e procurar soluções que sejam favoráveis a todos.
Essa dica é muito importante para empresas que utilizam softwares de gestão de compras. Quando for cadastrar produtos no sistema, padronize-os com códigos e descrições, pois isso facilita a consulta do estoque e evita erros no processo.
Fique de olhos abertos para os indicadores de desempenho de cada setor. Verificar como estão fluindo os processos da empresa te ajuda a buscar recursos que promovem o aumento da produtividade e a integração entre as diversas partes da corporação.
Ao escolher um fornecedor, você não deve buscar apenas uma fonte recursos, mas um parceiro estratégico de negócios. Ser ético, cumprir prazos e oferecer uma entrega flexibilizada são características que compõem um bom fornecedor.
Esses são os valores defendidos pela Paulimac, uma empresa presente há mais de 30 anos no mercado e que tem o objetivo de levar produtos de qualidade aos seus clientes.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos produtos e serviços!
Leia mais