Melhore sua gestão de compras e economize

Artigos Paulimac


 

Otimizar a gestão de compras traz muitos benefícios à sua empresa

O gerenciamento da aquisição de itens para uma empresa é um processo delicado. Existem algumas estratégias que possibilitam uma gestão de compras eficiente e que podem te ajudar a negociar produtos com maior custo-benefício, gerando uma economia significativa.

Mas afinal, qual é a importância da gestão de compras?

A missão do profissional de compras é adquirir itens de qualidade por um valor justo, negociando com o fornecedor de forma assertiva. Para isso, ele deve levar em conta quais são as metas da empresa, suas necessidades e que resultados ela espera.

Veja a seguir 6 dicas de como realizar uma gestão de compras eficiente: 

1 – Planeje suas compras

Deixar as compras para a última hora é um grande inimigo de um bom gestor. Fazer compras programadas e em maior quantidade pode resultar em preços mais baixos, proporcionando economia para a empresa.

Ao manter uma reserva dos suprimentos mais utilizados, o profissional de compras evita que algum recurso fique em falta e gere prejuízos à firma. 

Também é muito importante acompanhar o estoque de forma periódica, para prevenir divergências entre a quantidade de itens que aparece no sistema e o número real no estoque.

Veja ideias inovadoras para reduzir custos em empresas

2 – Relacione-se com todos os setores 

Estar atento às necessidades de cada colaborador é muito importante para garantir compras mais eficientes. Para isso, o segredo é a comunicação: esteja disposto a ouvir as solicitações, sugestões e exigências que chegam até você.

3- Tenha um bom retorno de aprovações

Em algumas empresas, os processos de compras precisam ser aprovados por um funcionário superior que faz a liberação dos pedidos. Nesses casos, pode haver uma longa burocracia, que deve ser otimizada através de metodologias ágeis e do bom planejamento do profissional de gestão de compras, que deve se organizar para ir atrás das aprovações.

Aqui também vale a dica anterior: a comunicação entre os profissionais é essencial para definir prioridades e procurar soluções que sejam favoráveis a todos. 

4 – Organize os nomes e descrições de cada item  

Essa dica é muito importante para empresas que utilizam softwares de gestão de compras. Quando for cadastrar produtos no sistema, padronize-os com códigos e descrições, pois isso facilita a consulta do estoque e evita erros no processo.

5 – Acompanhe o desenvolvimento

Fique de olhos abertos para os indicadores de desempenho de cada setor. Verificar como estão fluindo os processos da empresa te ajuda a buscar recursos que promovem o aumento da produtividade e a integração entre as diversas partes da corporação.  

6 – Procure fornecedores responsáveis 

Ao escolher um fornecedor, você não deve buscar apenas uma fonte recursos, mas um parceiro estratégico de negócios. Ser ético, cumprir prazos e oferecer uma entrega flexibilizada são características que compõem um bom fornecedor.

Esses são os valores defendidos pela Paulimac, uma empresa presente há mais de 30 anos no mercado e que tem o objetivo de levar produtos de qualidade aos seus clientes.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos produtos e serviços!

 

Leia mais

5 coisas que a Paulimac pode fazer por você!

 

 

 

 

 

Fale Conosco via WhatsApp (11) 97604-3739

Site Seguro! Meios de pagamento aceitos na nossa loja

COMPRE COM SEGURANÇA

Com experiência há mais de 30 anos, a Paulimac oferece suprimentos de impressão com qualidade. Conheça nosso e-commerce ou entre em contato com a gente!