Negócios pós-pandemia? Será que existe uma nova tendência no mercado? Sim! A pandemia afetou diversos setores de economia e deixou muitos desempregados em todo o país, o que aumentou a busca por alternativas, como a abertura do próprio negócio.
Em 2020 o Ministério da Economia registrou a abertura de 2,6 milhões de Micro e Pequenas Empresas em todo o país – um salto de 12,6% em relação ao ano anterior. Com a formalização de novas atividades no cenário de negócios pós-pandemia e a mudança de perfil dos consumidores, veio também a necessidade de se adaptar à nova realidade.
Quer saber mais? A seguir, entenda as principais mudanças no mundo de negócios pós-pandemia:
Se antes a tecnologia já era importante, os recursos digitais tornaram-se praticamente obrigatórios para os empreendimentos atuais. No caso dos pequenos negócios, por exemplo, o celular virou a principal ferramenta de gestão e divulgação de negócios por meio das redes sociais. Dessa forma, dominar ferramentas e estratégias digitais é essencial para empreender nos dias de hoje.
A busca por novas soluções e alternativas de pagamento mais práticas e menos burocratizadas também é uma necessidade para os empreendedores. Questões como taxas muito elevadas, atendimento demorado e problemas para a emissão de boletos bancários são alguns dos pontos negativos que podem surgir com as formas de pagamento mais tradicionais.
Com isso, em 2020, foram abertas 7,4 milhões de contas digitais no Brasil, de acordo com um levantamento de Tecnologia Bancária da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). São alternativas que apresentam soluções menos burocráticas e mais em conta para os empresários. O que diferencia as contas tradicionais das contas digitais é que todas as operações e movimentações acontecem de forma virtual, sem o intermédio de uma agência bancária ou caixa eletrônico, por exemplo. Tudo é feito pelo aplicativo instalado no celular.
Neste sentido, o PIX também aparece como uma solução que está sendo muito adotada pelos empreendedores. Lançado em fevereiro de 2020, o sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central veio para facilitar e eliminar os custos das transações bancárias tradicionais (como DOC e TED), principalmente no período de isolamento social, mas que veio para ficar.
O Sebrae aponta ainda outras dicas importantes para empreender e ser bem sucedido:
Leia também