A sigla NFT, em inglês, significa Non-Fungible Token, ou seja, token não fungível em português. Essa nova tecnologia serve para atestar a posse sobre um ativo digital. Em outras palavras, um token não fungível nada mais é do que um certificado de propriedade sobre um item digital único, que não pode ser reproduzido ou substituído por outros itens de mesmo valor.
Por exemplo, uma nota de 50 reais seria um bem fungível, já que existem outras cédulas com o mesmo valor e a quantia pode ser substituída por cinco cédulas de 10 reais sem nenhum prejuízo. Por outro lado, uma pintura original de Tarsila do Amaral é considerada um bem insubstituível, já que não existe outra obra no mundo que seja como ela, sendo que as reproduções não possuem o mesmo valor. Isso é um bem não fungível.
Dessa forma, podemos dizer que um NFT é a representação da propriedade de um item totalmente exclusivo, sendo que qualquer tipo de produto, item ou serviço pode ser transformado em token não fungível, inclusive, coisas que não são fisicamente palpáveis, como quadros digitais, músicas e vídeos de momentos importantes.
Muitos especialistas consideram o NFT como o futuro do mercado de coleção de itens de luxo. Por isso, empresas de diversos nichos passaram a criar tokens não fungíveis personalizados para aumentar a especulação em torno do produto. As transações, em alguns casos, podem atingir cifras milionárias.
A comercialização funciona por meio do blockchain, que é um sistema que permite rastrear o envio e o recebimento de informações pela internet. Esse formato diferente das transações financeiras tradicionais tornou possível que qualquer coisa fosse comercializada de forma digital.
Para criar um NFT, é preciso ter uma carteira de criptomoedas com uma certa quantidade de Ethereum, manter conexão a um Marketplace de NFTs e ter um arquivo digital para upload do seu NFT. O processo de criação é feito por meio de plataformas que disponibilizam o serviço.
Para que o token não fungível seja criado, a maioria das plataformas cobra uma taxa e uma comissão no momento da venda. Geralmente, os NFTs são comercializados nos mesmos sites que permitem a sua criação.
Assim como todos os investimentos, o NFT tem vantagens e riscos. A primeira desvantagem é que qualquer pessoa pode criar um NFT, o que abre espaço para ativos digitais falsos ou sem fundamento. Por isso é essencial pesquisar antes de investir em determinado produto.
Outra questão importante em relação aos riscos é entender que este é um mercado bastante volátil, pois é um novo segmento no mercado, com muita especulação, e por isso os preços podem flutuar bastante.
Em relação às vantagens, podemos destacar que o mercado de NFT está bastante valorizado, sendo uma grande oportunidade para quem procura investir. Além disso, os tokens não fungíveis são peças raras, o que aumenta o valor para colecionadores. Vale ressaltar também que o NFT é um produto digital que pode ser transferido para qualquer lugar do mundo em apenas alguns minutos. Interessante, né?
Leia também
5 setores para empreender com pouco investimento
10 perguntas antes de empreender