A impressora térmica é um equipamento capaz de realizar impressões por meio do aquecimento seletivo de um papel térmico ou termossensível, que é fabricado com uma substância química corante que muda de cor ao ser aquecida.
O funcionamento de uma impressora térmica é relativamente simples. Ao dar o comando para a impressão, o papel é aquecido pela máquina nos pontos necessários, transformando áreas do papel térmico em preto até que todo o conteúdo seja impresso.
Um dos principais é a impressão por transferência térmica. Esse tipo de equipamento necessita de um papel de tinta semelhante ao papel carbono para funcionar, ele é chamado ribbon ou fita de transferência térmica. Ao ser aquecido pela cabeça da impressora, ele transfere a tinta para o papel. A vantagem desse tipo de impressora, apesar de imprimir em apenas duas cores, é que ela não se limita apenas ao preto e branco, dispondo de uma variedade de opções de combinações. Outra vantagem é a qualidade da impressão em relação à impressora térmica convencional. Já a desvantagem é o aumento do custo, pois além das bobinas de papel térmico, é necessário adquirir o ribbon.
Outro tipo muito comum são as impressoras portáteis. Esse tipo de equipamento se utiliza de três tipos de tecnologia: bluetooth, internet móvel ou wi-fi, dispensando a utilização de cabos de conexão entre o equipamento e os terminais de armazenamento de informações. Dessa forma, além de serem mais práticas, elas podem ser levadas para qualquer lugar.
As impressoras térmicas são muito utilizadas em sistema bancários e no comércio para a emissão de cupons ficais, extratos bancários e códigos de barra. Dessa forma, elas são muito comuns em bancos, supermercados, restaurantes, postos de gasolina e diversos outros tipos de negócios.
Apesar de uma impressora térmica raramente dar problemas no dia a dia e ter baixo custo de manutenção, é importante que as checagens de rotina sejam feitas porque as impressoras térmicas costumam ser utilizadas com muito mais frequência do que uma impressora convencional. Quanto mais frequente for o uso da impressora, maior deve ser o cuidado com a manutenção do equipamento. É recomendado que a limpeza seja feita semanalmente.
A limpeza de uma impressora térmica é feita manualmente e pode ser realizada sem a necessidade de conhecimentos técnicos sobre o equipamento. Basta ter cuidado ao manuseá-la e realizar a limpeza com a máquina desligada. No fim do processo, é importante esperar o álcool evaporar para usá-la novamente. Mantenha sempre a impressora térmica aberta durante o tempo de secagem.
Leia também
Como funciona a impressora 3D?