Apesar das dificuldades vividas em 2020, o ano também trouxe alguns aprendizados práticos, principalmente para as empresas que conseguiram manter a atenção no comportamento do mercado. E os números mostram que cresceu o investimento em tecnologia, o que também se revelou ser uma das tendências para outsourcings de impressão.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Advance em outubro de 2020, o período de janeiro a setembro representou um aumento de 8,2% no setor de tecnologia da informação no Brasil. Os dados dos últimos meses do ano ainda não estão consolidados, mas a Advance projeta crescimento total de 9,5% em 2020, mesmo com todas as dificuldades que o país enfrentou e continua enfrentando com a pandemia de coronavírus.
Para os prestadores de serviços na área de tecnologia, isso significa que, mais do que nunca, é importante analisar os resultados, corrigir os erros e continuar com o que está dando certo — inclusive, buscando atualizações sobre as tendências para o outsourcing de impressão.
Com o crescimento de novas modalidades de trabalho, como o home office, as empresas perceberam que, em muitos aspectos, é possível reduzir custos terceirizando soluções que antes demandavam muitos recursos, tempo e energia das equipes.
Isso inclui os serviços de impressão, já que confiar essa área a um provedor de outsourcing tem se provado cada vez mais a melhor alternativa para deixar de perder tempo com as minúcias e focar os esforços na atividade principal da empresa.
Não é à toa que uma das principais tendências para outsourcing de impressão e de outros serviços é de crescimento. Um levantamento realizado pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) mostra que o segmento de outsourcing é o que ocupa a primeira posição no ranking de participação no volume total de do mercado brasileiro de serviços.
São 42,7% de participação, um aumento de 10% em relação ao ano anterior que fez o outsourcing disparar à frente de segmentos como serviços de suporte e integração de sistemas.
Mas para usufruir das tendências para o outsourcing de impressão, que são extremamente positivas, é preciso aprender a continuar crescendo. Para isso, um dos passos é saber se adaptar à nova realidade.
Se uma empresa que já utiliza os serviços de outsourcing pensa em suspender o contrato porque grande parte de seus funcionários deixou de trabalhar presencialmente, a solução pode ser apresentar a ela novas possibilidades, como a de disponibilizar equipamentos como impressoras e multifuncionais na casa dos colaboradores.
Mesmo os momentos de crise econômica trazem aprendizados e as empresas que conseguem reconhecer com agilidade em que aspectos podem oferecer soluções práticas e inovadoras com certeza sairão na frente.
É por isso que a Paulimac tem apostado na parceria com os provedores de outsourcing de impressão. Com mais de 30 anos nesse segmento, a Paulimac já superou crises e tem o expertise e a qualidade necessários para oferecer as melhores soluções a seu conjunto de parceiros.
Quer saber mais? Fale com a nossa equipe!
Leia também