Em 2020, o Brasil atingiu a marca de 152 milhões de usuários da internet. Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, 7% a mais que o ano anterior, sendo que 81% da população maior de 10 anos já têm acesso à internet em casa.
Apesar do compartilhamento na nuvem ser cada vez mais utilizado, os documentos impressos não foram completamente abandonados. O ato de imprimir ainda faz parte da rotina de muitas empresas e usuários, justamente pela acessibilidade, praticidade e facilidade na hora de analisar diversos dados.
Quer saber porquê? Abaixo, separamos os motivos que ainda não tornaram as telinhas de smartphones ou computadores a única forma de transmitir informações de qualidade aos usuários:
Apesar da evolução dos sistemas de segurança que visam a proteção de dados de forma criptografada em computadores, smartphones e outros dispositivos, há situações em que imprimir ainda é importante para limitar o acesso total.
Não é à toa que hoje, determinados documentos oficiais são armazenados de forma física em cartórios, como forma de eliminar possibilidades de hackeamentos e vazamento de informações confidenciais que podem prejudicar usuários.
Atualmente, é possível encontrar uma série de alternativas para manter a responsabilidade ambiental, sem deixar de imprimir documentos que são importantes para o andamento do seu negócio. Ao substituir a folha comum pela folha ecológica, você já está sendo sustentável. O mesmo vale para quando você adota embalagens ecológicas e encaminha seu lixo para o descarte correto ou reciclagem.
Imprimir ainda é importante para garantir a confiança de determinados consumidores de conteúdos que preferem obter informações vindas de livros, revistas e jornais impressos. Devido ao excesso de informações não confiáveis compartilhadas por sites inseguros da internet, diversos usuários ainda procuram se atualizar sobre as novidades através de produtos físicos dificilmente manipulados.
Há diversos estudos que comprovam que a memória visual é uma das melhores formas para garantir a retenção de determinada matéria. Isso justifica o quanto imprimir ainda é importante para o concurseiro ou estudante. Ferramentas como o mapa mental, flashcards impressos e planners de estudos são utilizadas para resumir a matéria de forma esquematizada, organizar os estudos diários ou simplesmente fazer o teste de conhecimentos adquiridos.
Imprimir ainda é importante para manter a saúde financeira individual ou do seu negócio que, apesar de estar rodeado de planilhas eletrônicas ou softwares de gestão, muitas vezes, tem um resultado melhor com a anotação manual.
Para evitar abrir a planilha, esperar o carregamento ou esquecer de utilizar durante a correria do dia, há quem goste de ter em mãos aquela lista de receitas e despesas impressas que vão estar sempre ali para fazer a anotação imediata.
Vai imprimir? Conte com a Paulimac! Te ajudamos a economizar com a remanufatura de cartuchos usados e com toners da mais alta qualidade, que rendem mais pelo menor custo.
Veja mais: