Na hora de escolher uma impressora nova para a casa, o escritório ou a empresa, sempre bate aquela dúvida sobre qual modelo é o mais adequado para as nossas necessidades, diante de tantas opções oferecidas no mercado. Por isso, é essencial observar as particularidades e funções de cada um dos tipos de impressoras para escolher o equipamento ideal para o que você precisa.
É um equipamento que substitui os cartuchos de tinta e toner por pequenos blocos de cera composta por resina. É uma tecnologia recente e um dos tipos de impressoras com mais qualidade na impressão. O custo do equipamento, porém, ainda é bastante alto e, por isso, a jato de cera ainda não é tão popular no mercado.
É um modelo bem específico de impressora, utilizado apenas em estabelecimentos comerciais ou bancários para imprimir cupons fiscais ou extratos, por exemplo. A impressora térmica realiza a impressão em um papel termocrômico, similar ao do fax. As cabeças de impressão aquecem as áreas especificadas, formando o texto ou a imagem. Por ter uma função bastante específica, não é utilizada em residências.
Pouco utilizada hoje em dia, a impressora matricial – também conhecida como impressora de impacto – possui uma das tecnologias mais antigas de impressão, realizada basicamente por meio do impacto de uma fita de tinta no papel. Considerado um equipamento obsoleto por ter uma impressão lenta, ruidosa e de menos qualidade, a impressora matricial ainda pode ser encontrada em alguns estabelecimentos comerciais menores por conta do baixo custo.
Um dos tipos de impressoras mais comuns do mercado, a jato de tinta é indicada para uso residencial ou comercial. Esses equipamentos realizam a impressão por meio de gotículas de tinta que são liberadas por uma abertura nos cartuchos. As impressões de um equipamento jato de tinta geralmente possuem qualidade e fidelidade nas cores, mas o ritmo de impressão não é tão rápido.
Diferente da impressora de jato de tinta, esse tipo de equipamento a laser realiza impressões de forma muito mais rápida, por isso é a impressora mais indicada para as empresas que precisam imprimir grandes volumes de documentos com frequência todos os dias. Além disso, a qualidade da impressão é bastante elevada em comparação com outros tipos de impressoras e os suprimentos têm mais durabilidade. Por isso, geralmente, é o equipamento que tem o melhor custo-benefício para as grandes empresas.
A impressora a laser tem uma das tecnologias mais avançadas e realiza a impressão por meio de eletricidade estática. O cilindro rotativo da impressora recebe uma carga elétrica negativa e os feixes de laser são emitidos até a superfície do cilindro. O toner contém um pó bastante fino que, quando é aquecido, gruda no papel formando as imagens da impressão.
Quer conhecer mais sobre toners, peças e suprimentos de uma impressora multifuncional? Entre em contato com a gente!
Leia também
Toner para copiadora: quais cuidados tomar na hora de escolher?