Presentes no dia a dia da maioria das empresas, as multifuncionais são itens de utilização diária e de baixa complexidade de manutenção. No entanto, é muito importante que os procedimentos corretos sejam executados, sobretudo na hora de trocar os suprimentos, como os cartuchos de toners. A fim de reduzir custos, muitas empresas optam pelos toners remanufatores – e uma das dúvidas mais comuns é se refil de toner é bom e durável. Entenda, a seguir:
Na hora de comprar toner, você pode escolher entre um cartucho original, um cartucho compatível ou o remanufaturado. Neste última caso, estamos falando do refil. Em vez de comprar um novo cartucho, a empresa carrega com o toner refil, que dará origem a um cartucho remanufaturado.
Portanto, não há como garantir se o refil de toner utilizado pela empresa de carga é bom ou não. Apenas o uso vai dizer. Vale ficar ligado, posteriormente à recarga, na qualidade de impressão e na durabilidade daquele toner. Só irá ter um bom custo-benefício se fizer uma quantidade de impressão bem próxima a de um cartucho original ou compatível.
Outra coisa que pode afetar a qualidade da impressão e a durabilidade do toner é a maneira que ele fica guardado, caso não seja instalado instantaneamente na impressora e, sim, mantido em um estoque. Dessa maneira, evite deixar os cartuchos de toners ou garrafas de refis em locais quentes ou com muita luz, pois isso prejudicará seu funcionamento.
Alguns distribuidores vendem os refis em garrafas. Outros, em bags ou sacos plásticos. Esses são mais frágeis e, por isso, é preciso conferir com atenção se elas estão em bom estado de conservação e se não houve ruptura nas bordas, pois isso pode permitir a passagem de ar e prejudicar a qualidade da tinta.
O mesmo vale para a exposição a altas temperaturas. Os refis possuem componentes que, quando aquecidos, tendem a se aglomerar e a formar bolinhas ou mesmo empedrar completamente. Por isso, é fundamental que a embalagem tenha um mínimo de isolamento e a forma de entrega seja segura e livre de exposições não recomendadas.
Conferir a embalagem, no entanto, pode não ser suficiente para atestar se o refil de toner é bom ou não, principalmente se você não conhece o distribuidor. Na dúvida, não insira o toner recarregado na impressora.
Isso é muito importante, pois os danos vão além de uma impressão de má qualidade: o refil de má qualidade pode riscar cilindros, rasgar películas e lâminas, estragar peças de modo geral e comprometer de maneira bastante significativa as condições da impressora.
Opte sempre por empresas com reconhecimento no mercado, como a Paulimac, que existe há 30 anos e garante seus produtos ao consumidor!