Relacionamento com clientes: ligações ainda são importantes!

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Mantenha um bom relacionamento com clientes e aprenda a criar elo definitivo

Garantir um bom atendimento ao consumidor é um dos fatores mais importantes para criar boas relações e fidelizar o cliente em qualquer setor de negócios. Diante de um mercado cada vez mais competitivo e de consumidores exigentes, é essencial criar elos com os clientes e oferecer um atendimento personalizado com algum diferencial em relação à concorrência. 

Para isso, é importante saber como abordar o cliente, ouvir suas necessidades e atender às demandas da melhor forma, mantendo um contato mais humanizado. Ligações, reuniões presenciais… tudo isso ainda é importante na área de vendas e marketing.  Quer saber mais sobre excelência no relacionamento com clientes? Vamos lá:

Qual é a importância de manter um bom relacionamento com o cliente?

O atendimento ao cliente e as relações interpessoais têm sido cada vez importantes na hora de fechar um negócio e fidelizar o cliente. Isso porque, se os padrões de atendimento forem fracos e não estiverem de acordo com a expectativa do consumidor, dificilmente ele fechará negócio ou se manterá como cliente no futuro. 

Levando em conta que a satisfação do cliente é um fator muito importante para o sucesso de qualquer negócio, as empresas que desejam se manter no mercado precisam oferecer um atendimento mais humano e personalizado, que vai fazer com que o cliente se sinta especial e bem atendido.

Como criar elos com o cliente e oferecer um atendimento adequado?

Manter relações mais próximas e personalizadas com os clientes têm sido uma estratégia importante no mercado de negócios. Esses fatores são importantes para que os clientes saibam que as demandas e necessidades de cada um serão atendidas de forma cuidadosa e específica. E se o empresário conhece bem o seu público, ele consegue oferecer soluções adequadas para cada caso. Nesse sentido, algumas dicas são importantes para manter uma relação mais próxima:

1 – Conheça o seu cliente

Saiba quem é o seu público e busque conhecer cada cliente por meio de ligações, reuniões presenciais, conversas informais etc. Percebemos que iniciativas como essas, na pós-pandemia, são essenciais para mostrar ao cliente que você o conhece bem, fazendo com que ele se sinta importante e valorizado. 

2 – Crie empatia

Ao conhecer o cliente de perto, o empresário consegue criar um elo mais pessoal e empático com o consumidor, pois assim é possível entender as necessidades únicas de cada cliente e se colocar no lugar deles para atender às suas demandas de forma mais cuidadosa e personalizada.

3- Monitore a satisfação do cliente

Antes e depois de fechar negócio, é importante conversar com o cliente para saber se as necessidades dele foram atendidas e se ele está satisfeito com o atendimento. Ligue, marque uma reunião de feedback, envie uma pesquisa… Se houver algum tipo de reclamação, é essencial ouvir atentamente e buscar uma solução rápida. Fazer contato depois da venda ou do negócio fechado são primordiais.

4 – Use várias ferramentas

Utilize ferramentas que auxiliem no atendimento mais próximo ao cliente. Além da tradicional ligação por telefone, hoje em dia é possível utilizar ferramentas como WhatsApp, chamada de vídeo, mensagens nas redes sociais, videoconferências e até mesmo agendar uma reunião presencial, olho no olho, que também ajuda muito a manter um bom contato em tempos de tecnologia.

5 – Envolva-se com o problema do cliente

Quando o atendente busca compreender o ponto de vista do cliente, colocando-se no lugar dele, a tendência é que o relacionamento tenha muito mais confiança e respeito, fortalecendo as relações. Por isso é preciso mostrar real interesse em ajudar e buscar soluções concretas.

 

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