Em casa ou no escritório, para uso constante ou esporádico, poder contar com uma impressora que atenda às suas necessidades sempre que for preciso é tudo que se espera deste equipamento, não é mesmo?
Reunimos alguns cuidados com a impressora, básicos, que irão garantir a eficiência e a durabilidade de seu equipamento. Acompanhe!
Em primeiro lugar, você deve observar a demanda da sua impressora, isto é, se o uso é diário ou se suas impressões são pontuais. Compreender a intensidade do uso irá definir o tempo aconselhável para realizar uma revisão profissional no seu equipamento.
Gerenciamento de impressoras pode te fazer economizar no fim do mês!
Se você necessita imprimir diariamente e em maior quantidade é desejável que a sua impressora conte com uma revisão profissional, ou seja, em lojas especializadas de assistência técnica ao menos 2 vezes por ano, de 6 em 6 meses.
Essa atitude poderá prevenir que problemas mais sérios comprometam o funcionamento do seu equipamento e tragam prejuízos para o seu bolso.
Busque sempre por profissionais especializados na marca e no tipo da sua impressora.
Imprimir com menos constância, semanalmente, ou ainda em menor frequência não exclui a necessidade de revisão em seu equipamento. Uma revisão profissional anual pode ser suficiente para que sua impressora funcione bem e dure por muito mais tempo.
Ainda assim, não deixe sua impressora parada por mais de 15 dias pois a tinta tende a se ressecar nos cartuchos.
Além da revisão, existem algumas atitudes que podem contribuir para impressões de qualidade.
Reunimos abaixo cuidados com a impressora que podem ajudar a manter a sua sempre nova:
Deixar menos papel na bandeja da impressora é uma atitude que pode prevenir o atolamento e o travamento do equipamento. Coloque apenas a quantidade certa de papeis que serão necessários imprimir ou, se precisar de um número maior, coloque aos poucos, de dez em dez, por exemplo.
Manter as folhas de papel sulfite na embalagem original ou protegidas em uma gaveta podem evitar o travamento na impressão. Isso porque as folhas quando úmidas tendem a se aglutinar e impedir o deslizamento correto nas roldanas da impressora.
Atenção! Nunca puxe o papel atolado, em vez disso, cancele a impressão e desligue o equipamento para então retirar as folhas com cuidado.
Invista sempre em tintas, cartuchos e toners de marcas originais e de origem confiável. Não espere a tinta acabar para realizar a troca.
Toners para impressoras multifuncionais
Um pano úmido e macio é suficiente para retirar a poeira da parte externa da impressora e evitar que alguma sujidade entre no equipamento.
Já para a limpeza dos componentes internos da impressora, como cabeçalho de impressão e cartuchos, use sempre as ferramentas do software do seu sistema operacional.
O alinhamento dos cartuchos também se faz necessário e pode ser realizado através do comando existente no seu computador.
Viu só como cuidados simples podem manter as impressoras em pleno funcionamento? Realize uma boa revisão com frequência e siga nossas dicas para ter suas impressões sempre à mão!
Leia mais:
Peças de impressora multifuncional: de quanto em quanto tempo preciso trocar?