Muita gente ainda tem dúvidas sobre como funciona toner para uma impressora multifuncional a laser. Resumidamente, o toner é o que permite garantir impressões com mais qualidade e rapidez, por isso é indicado para locais com um grande volume diário de impressões, como empresas que precisam de agilidade e qualidade de impressão. A seguir, vamos explicar melhor como funciona toner em impressoras a laser e qual é a sua função.
Ao contrário do que muita gente pensa, o toner e o cartucho de impressora não são a mesma coisa, já que o toner tem algumas diferenças em relação ao cartucho tradicional de jato de tinta. O toner, na verdade, contém um tipo de substância em pó utilizada especificamente em impressoras multifuncionais a laser.
E como funciona toner de impressora multifuncional? Durante o processo de impressão, as partículas do toner são atraídas para a superfície do cilindro da impressora por meio de uma carga elétrica. O cilindro, por sua vez, é marcado pelo laser da multifuncional para indicar onde o toner deve se fixar para completar a impressão. Por fim, o papel passa pelo fusor da impressora, que é responsável por fixar as partículas a uma temperatura de cerca de 200º C, o que faz o papel sair quente da impressora.
Ao contrário dos cartuchos comuns de jato de tinta, o toner usa um tipo de pigmento em pó de carbono, com cores primárias. Quando elas são misturadas, criam todas as tonalidades necessárias para impressões coloridas com qualidade.
Uma questão interessante sobre os toner é o uso de cargas positivas e negativas para realizar as impressões. Mas como isso funciona? Para que a impressão aconteça, é preciso um trabalho conjunto de dois itens essenciais nas multifuncionais: o toner e o cilindro da impressora.
Quando imprimimos um documento, o toner joga o pó pigmentado no cilindro fotorreceptor, onde as cargas negativas e positivas vão se atrair. Isso significa que o pó, de carga positiva, é atraído e fica preso nas partes do cilindro onde houver partículas de cargas negativas. Por fim, a camada de tinta criada forma a imagem que será impressa.
Quando a impressora puxa o papel para iniciar a impressão, ele é carregado com partículas negativas. Essa carga atrai as partículas positivas de pó presentes no cilindro. Depois disso, o papel passa pela esteira, onde o pigmento é aplicado para que a imagem seja formada e impressa. Por fim, o cilindro é descarregado de partículas positivas para não atrair novamente o papel e evitar aquelas impressões sobrepostas.
Vale lembrar que, para garantir a impressão correta, o papel precisa estar aquecido, pois o calor “funde” as partículas de tinta. E como o papel não queima? É que o processo acontece de forma muito rápida, garantindo uma impressão de qualidade sem superaquecer o papel.
E aí, gostou de saber como funciona toner de impressora? Então saiba que, além da função de impressão, a sua multifuncional também digitaliza, copia documentos e funciona até como fax em alguns modelos. Muito prático, não é mesmo?
Está em busca de cartuchos de toner para a sua impressora multifuncional a laser? Confira as ofertas do nosso catálogo virtual!
Leia também:
Comprar toner online é simples – veja como fazer