Franquias são cada vez mais populares por serem um sistema relativamente seguro e menos arriscado, em que o empreendedor investe em um formato de negócio que já faz sucesso por meio de uma fórmula pronta. Mas antes de abrir uma franquia, é preciso estar atento às características do negócio e conhecer todas as vantagens e desvantagens do formato.
Uma franquia ou franchising empresarial é um sistema de negócio em que o dono da marca cede ao franqueado o direito de uso da patente ou da fórmula, com direito de distribuição exclusiva dos produtos ou serviços oferecidos por uma marca geralmente consagrada no mercado.
Uma das principais vantagens de investir em uma franquia é iniciar um negócio que possui a credibilidade de um nome ou de uma marca já conhecida no mercado. Como o dono da franquia já possui um cadastro financeiro estabilizado, o franqueado pode usufruir da vantagem competitiva de comercializar produtos ou serviços já foram testados no mercado. Existem ainda outros benefícios de ser um fraqueado, segundo o Sebrae:
As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio com o sistema de franquia são maiores do que em um negócio independente. Isso porque o franqueador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso da marca geralmente está estabelecido após vários testes de produtos. Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento.
Na maioria das vezes, o empreendedor independente não dispõe de tempo e habilidade para prever fatos sociais e econômicos que possam afetar o seu negócio. Por isso é bom poder contar com o apoio de um franqueador que garante menor risco financeiro.
O franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou produtos e marcas no mercado, conhecendo o perfil dos clientes. O franqueador também conhece o processo para produzir e vender, além das estratégias dos concorrentes.
Ao abrir uma franquia, o empreendedor já tem noção dos custos com o projeto e pode prever em quanto tempo deve ter retorno financeiro, baseado nas experiências de outros franqueados. Geralmente, em um negócio independente, os custos fogem da previsão do empreendedor.
Os custos com propaganda são menores no caso de uma franquia, já que o negócio é conhecido do público e não precisa de tanta publicidade quanto um novo empreendimento.
O franqueado terá independência jurídica e financeira em relação ao franqueador. A empresa terá a sua própria razão social, sendo uma pessoa jurídica distinta, e todas as operações financeiras serão de responsabilidade individual da empresa.
Apesar de ter muitas vantagens, como as que foram citadas acima, o investimento em franquias também possui riscos e precisa de alguns cuidados pro parte do empreendedor:
Nos sistemas de franquia, o empresário precisa cumprir obrigações e regras do franqueador, estando ciente de que a interdependência mútua é uma condição fundamental para o desenvolvimento da rede.
Apesar de poder dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda, muitas vezes o franqueador determina o local de instalação da nova franquia.
Leia também